O uso da Leucina isolada evita perda de massa muscular e consequentemente sarcopenia. E você sabe o que é sarcopenia? É um processo caracterizado pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, que ocorre principalmente em consequência do envelhecimento. É responsável pela redução da agilidade, mobilidade e consequentemente da autonomia entre os idosos. Os mecanismos envolvidos no aparecimento e progressão da sarcopenia são multifatoriais, incluindo alteração na síntese de proteínas, proteólise, perda da integridade neuromuscular, aumento da inflamação, níveis hormonais alterados, desnutrição e alteração no sistema renina-angiotensina. A perda de massa muscular é quantitativa e qualitativa, com implicações na composição da fibra muscular, inervação, contratilidade, características de fadiga, densidade capilar e metabolismo da glicose.
![]() |
| Uso de Leucina evita perda de massa muscular |
Embora a sarcopenia seja observada principalmente depois dos 40 anos (algo em torno de 0,5% a 2% ao ano) e em idosos, também pode se desenvolver em adultos jovens, em casos de demência e osteoporose. Os principais fatores de risco para a síndrome incluem: mulheres, sedentarismo, tabagismo, atrofia por desuso, saúde fragilizada e fatores genéticos.
A sarcopenia pode ser dividida em duas categorias: primária e secundária. Ela pode ser considerada "primária" quando nenhuma outra causa é evidente além do próprio envelhecimento. E "secundária" quando ocorre por algumas causas evidentes, como distúrbios gastrointestinais, restrição à ingestão de leite e produtos lácteos, sedentarismo, doenças, entre outras.
Algumas funções da Leucina:
- Ajuda na formação de tecido muscular.
- Ajuda a prevenir danos no fígado.
- Essencial para a cura de lesões e feridas.
- Auxilia na manutenção adequada da saúde mental.
- Ajuda a manter níveis equilibrados de açúcar no sangue.
- Impede a atrofia muscular.
- Ajuda a aumentar a produção de hormônio do crescimento.
- Indiretamente serve uma função reguladora da secreção biliar direita.
- Indiretamente atende funções hormonais em hormônios sexuais masculinos e femininos.
A deficiência pode causar:
- Dificuldade na cicatrização de feridas e traumas.
- Mais susceptíveis de ter lesões no fígado.
- Alterações de glicose.
- Alterações na massa muscular.
Alimentos ricos em leucina:
Carne vermelha, peixe, queijos, ovos, leites, iogurtes, milho, soja, sementes, arroz integral. Ela é principalmente encontrada em produtos lácteos.
Como nem sempre é possível consumir a quantidade recomendável de leucina nos alimentos, para evitar a perda de massa muscular, em alguns casos é muito aconselhável a ingestão de Leucina suplemento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário